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Jovens adultos das periferias foram os que mais buscaram crédito

Adultos de até 35 anos das periferias brasileiras, formam a nova classe média em ascensão, aponta pesquisa

12:28 | 10/04/2015
Um estudo inédito da Serasa Experian revela o perfil dos brasileiros que solicitaram crédito aos bancos no início do ano de 2015, de 6 de janeiro a 6 de fevereiro. O levantamento leva em conta 11 grupos dominantes da sociedade brasileira, de acordo com a segmentação Mosaic Brasil. De todos os consumidores que buscaram crédito no período, o grupo com o maior percentual é o de Jovens Adultos da Periferia, responsável por 17,6% do total.

O grupo Jovens Adultos da Periferia é composto por moradores adultos de até 35 anos das periferias brasileiras, um dos protagonistas da ascensão da nova classe média. Este grupo é o que detém o maior percentual entre os 11 grupos dominantes da população, reunindo 16,8% dos cidadãos. Os Adultos Urbanos Estabelecidos aparecem em segundo na lista, com 17,0% do total de consultas de crédito, e têm, em geral, entre os 30 e 60 anos, boa escolaridade e já atingiram um padrão de vida relativamente confortável.

Em seguida, entre os grupos com maior percentual de consultas de crédito realizadas pelos bancos, vem a Massa Trabalhadora Urbana, responsável por 14,6% das consultas feitas. Este é outro segmento no qual predominam os jovens adultos de até 35 anos: são pessoas jovens, solteiras, moradoras de grandes áreas urbanas e iniciando suas carreiras. A lista segue com os Donos de Negócio (10,2%), grupo composto predominantemente por homens, na faixa de entre 25 e 55 anos e com negócio próprio.

Mosaic Brasil

O novo Mosaic Brasil é um modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian, baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida. Ele é parte de uma solução global de segmentação Mosaic, que segmenta o mercado consumidor de 29 países.

Esse modelo alia os mais de 25 anos de experiência em segmentação de mercado consumidor da Experian a uma fonte de dados complexa e diversificada composta pela base da Serasa, por fontes públicas, como Censo e PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e análises de um instituto de pesquisa.
Redação O POVO Online
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