Faturamento de supermercados em MG cai 0,37% em março na comparação anual
O desempenho dos estabelecimentos mineiros ficou bem abaixo da média nacional. Na quarta-feira, 29, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou que em março ante março de 2014, o faturamento dos estabelecimentos nacionais cresceu 0,57%, enquanto ante fevereiro avançou 7,15%. No primeiro trimestre, porém, Minas Gerais tem desempenho acima do nacional, que apresentou incremento foi de 1,46%.
Segundo a Amis, os resultados do Estado se deveram ao efeito calendário. "O aumento em março sobre fevereiro, além de promoções e campanhas, foi creditado ao número de dias de venda, já que em março foram 31 dias contra 27 em fevereiro, quando as lojas ficaram fechadas na segunda-feira de carnaval, data em que se comemora o Dia do Comerciário", explicou a entidade. A justificativa também vale para a comparação anual, já que março do ano passado houve um final de semana a mais do que em março deste ano.
Na análise por região, em março ante fevereiro, o destaque foi para a região central do Vale do Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha, onde o faturamento dos estabelecimentos cresceu 5,36%. Na sequência ficaram Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, com 4,44%; região Central, com 4,30%; Sul, 1,89%; Zona da Mata, 1,71%; Centro-Oeste, 1,69% e Norte/Noroeste, 1,56%.