PUBLICIDADE
Notícias

Faturamento de supermercados em MG cai 0,37% em março na comparação anual

18:35 | 30/04/2015
O faturamento dos supermercados mineiros recuou 0,37% em março ante o mesmo mês de 2014. Na comparação com fevereiro, porém, houve alta de 3,07%. No acumulado dos três primeiros meses do ano, a receita bruta do setor em Minas Gerais avançou 1,58% frente ao mesmo período do ano passado. Os dados, que são deflacionados pelo IPCA, são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), com empresas de todo o Estado.

O desempenho dos estabelecimentos mineiros ficou bem abaixo da média nacional. Na quarta-feira, 29, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou que em março ante março de 2014, o faturamento dos estabelecimentos nacionais cresceu 0,57%, enquanto ante fevereiro avançou 7,15%. No primeiro trimestre, porém, Minas Gerais tem desempenho acima do nacional, que apresentou incremento foi de 1,46%.

Segundo a Amis, os resultados do Estado se deveram ao efeito calendário. "O aumento em março sobre fevereiro, além de promoções e campanhas, foi creditado ao número de dias de venda, já que em março foram 31 dias contra 27 em fevereiro, quando as lojas ficaram fechadas na segunda-feira de carnaval, data em que se comemora o Dia do Comerciário", explicou a entidade. A justificativa também vale para a comparação anual, já que março do ano passado houve um final de semana a mais do que em março deste ano.

Na análise por região, em março ante fevereiro, o destaque foi para a região central do Vale do Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha, onde o faturamento dos estabelecimentos cresceu 5,36%. Na sequência ficaram Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, com 4,44%; região Central, com 4,30%; Sul, 1,89%; Zona da Mata, 1,71%; Centro-Oeste, 1,69% e Norte/Noroeste, 1,56%.

TAGS