PUBLICIDADE
Notícias

Estiagem fez IBGE revisar para baixo em março safra de soja em 2015

10:50 | 10/04/2015
A estiagem provocou uma revisão para baixo no volume de soja que será produzido em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) de março ainda aponta uma produção recorde do grão, com 94,785 milhões de toneladas, o que significa crescimento de 9,7% em relação ao colhido em 2014.

"A produção da soja está batendo recordes atrás de recordes. Mas houve uma revisão para baixo na estimativa em relação a fevereiro, devido à estiagem", contou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi. Na passagem do mês, a estimativa para a produção de soja caiu 0,1%.

Em Goiás, o quarto maior produtor, o efeito da estiagem é ainda mais intenso. Apenas entre fevereiro e março, a projeção de safra caiu 7,4%. A produção anual também deve ser menor do que a do ano passado, em 5,1%, segundo o IBGE. Entre os principais produtores, o Estado é o único que terá queda na safra na passagem do ano.

"Goiás até plantou uma área maior do que no ano passado, mas a estiagem fará com que a produção seja menor", explicou Andreazzi. Em todo o Centro-Oeste, o rendimento deve ser 0,5% menor do que o estimado anteriormente, ficando agora em 3.006 kg/hectare, informou o órgão. Entre fevereiro e março, também houve redução na projeção de safra de Minas Gerais, na ordem de 6,1%.

TAGS