PUBLICIDADE
Notícias

China vai abrir 80% de estatais ao investimento privado, diz imprensa local

04:10 | 29/04/2015
A China vai abrir cerca de 80% das suas empresas estatais ao investimento privado, como parte de um plano para reformar o setor estatal, informou a imprensa local nesta quarta-feira, citando um pesquisador do governo.

O governo elaborou um plano para reduzir a dominação estatal na maior parte de sua economia, mantendo nas mãos do Estado 10 empresas que são consideradas essenciais para os interesses do governo, disse Li Jin, um pesquisador membro da Comissão de Administração e Supervisão de Investimentos, à Time Weekly, de Guangzhou.

Segundo a reportagem, as 10 empresas que permaneceriam esmagadoramente controladas pelo Estado incluem um grupo militar, seis fornecedores de recursos - como a China Grain Reserves Corp., China Grade Corp. e as três grandes firmas de petróleo -, bem como os três operadores de redes de telecomunicações. O pesquisador não deu um calendário para a reforma.

O governo também planeja uma nova onda de fusões no setor estatal que irá reduzir o número de empresas de propriedade do governo central em cerca de dois terços, noticiou na segunda-feira o Economic Information Daily. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS