PUBLICIDADE
Notícias

Brasil sediará encontros do Mercosul

Regulamentação do Fundo do Mercosul Cultural será um dos principais temas debatidos nos encontros

08:45 | 17/04/2015
A regulamentação do Fundo Mercosul Cultural será debatida no Brasil, entre os meses de maio e junho, durante as reuniões do Mercosul Cultural. Os encontros reunirão especialistas de 12 países para discutir, dentre outras coisas, diversidade, economia criativa e patrimônio.

O Fundo, criado em 2010, tem o objetivo de financiar projetos e programas que fomentem a criação e circulação de expressões culturais latino-americanas.

A rodada de reuniões, que começa em 5 de maio, em Brasília, e passa pelo Rio de Janeiro e Jaguarão (RS), acontece durante o período da presidência temporária assumida pelo Brasil durante o primeiro semestre deste ano. Guiana e Suriname ingressaram no Mercosul em 2013 como países associados e participam pela primeira vez desses encontros.
[SAIBAMAIS1]
Nos eventos, também será debatido o "Selo Mercosul Cultural", para facilitar a livre circulação de bens e serviços desse setor. Neste contexto, o painel de experiências nacionais, que acontecerá em Brasília, trará exemplos práticos de como promover esse tipo de operação. A atuação em bloco do Mercosul na Convenção da Diversidade da Unesco é outro dos temas de debate.

Mercosul Cultural

Criado em 1998, o Mercosul Cultural tem o objetivo de estimular o debate e o fortalecimento da área, colocando a cultura como elemento fundamental da integração regional, o que é uma das atuações prioritárias do Ministério da Cultura.

Suas principais áreas de destaque são o intercâmbio de políticas culturais, o desenvolvimento de estudos, a integração de sistemas de informação e estatística, a promoção do intercâmbio técnico e artístico, a gestão do patrimônio cultural e valorização da memória social e da diversidade cultural.
Portal Brasil
TAGS