PUBLICIDADE
Notícias

Bolsas asiáticas fecham em alta com melhora na perspectiva dos investidores

09:20 | 21/04/2015
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, com destaque para o índice Hang Seng, de Hong Kong, que se recuperou, após a maior queda do ano observada na sessão de ontem, e para a bolsa australiana, que subiu em meio a expectativas de que o banco central da Austrália poderá cortar as taxas de juros no próximo mês.

O índice Hang Seng subiu 2,79%, aos 27.850,49 pontos, recuperando toda a perda de 2% no pregão anterior, quando os investidores ainda avaliavam a mudança na regulação de que os gestores de fundos poderão emprestar papéis para vendas a descoberto, além da cautela em relação ao corte de um ponto porcentual realizado pela China no depósito compulsório dos bancos, que é o maior desde dezembro de 2008, anunciado no domingo.

No entanto, a notícia foi melhor assimilada pelos investidores nesta terça-feira, após o movimento positivo nas bolsas de Nova York, o que levou o índice a se recuperar, uma vez que sinaliza claramente que o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) entrou em uma fase agressiva de relaxamento monetário.

"Acredito que a China está cada vez mais embarcando em um ciclo de flexibilização", disse Tim Condon, estrategista do ING. "A China é grande o suficiente para afetar o sentimento global", acrescentou.

Recuperando também as perdas de ontem, o índice Xangai Composto ganhou 1,81%, para 4.293,62 pontos. O índice Shenzhen Composto teve elevação de 3,88%, aos 2.174,93 pontos. Alguns pequenos investidores têm direcionado suas poupanças ao mercado de ações, incentivados por políticas governamentais.

Na Oceania, o índice australiano S&P/ASX 200 subiu 0,67%, a 5872,30 pontos, com sinais de que o banco central da Austrália poderá cortar mais as taxas de juros já no próximo mês para ajudar a reequilibrar a economia, que sofre com o fim da forte expansão do setor de mineração.

A exceção ficou por conta da Coreia do Sul, onde a Bolsa de Seul fechou o dia com o índice Kospi em baixa de 0,09%, a 2.144,79 pontos.

TAGS