PUBLICIDADE
Notícias

BNDES vai criar fundo para socorrer emissor de debênture no pagamento de juro

19:50 | 09/04/2015
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá prover aos emissores de debêntures associadas aos projetos de investimento de longo prazo de grandes empresas um fundo que poderá ser utilizado para o pagamento de juro dos papéis durante um prazo máximo de dois anos. O diretor da área de Mercado de Capitais do BNDES, Julio Ramundo, disse que o banco de fomento "vai deixar uma linha guardada se emissor tiver dificuldade de pagar juro e que nesse caso o BNDES pagará o investidor".

Segundo ele, esse fundo será um suporte de liquidez, uma "garantia", para o pagamento de juros, ou seja, caso a empresa emissora demande, serão disponibilizados os recursos.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, diz que esse fundo tem características de uma linha standy by e que o banco de fomento se inspirou no mercado norte-americano, onde é chamado de monoline insurance. "Queremos ajudar a diminuir o risco das emissões", acrescentou Ramundo. Segundo Coutinho, esse fundo é relevante para os projetos de greenfield (novos empreendimentos). "Se no meio do caminho houver necessidade de adaptação do projeto, o debenturista não ficará descoberto", observou.

Ramundo disse, entretanto, que esse fundo não precisa, necessariamente, estar relacionado a projetos greenfield, tampouco a um período específico do projeto. O emissor será responsável pela contratação dessa garantia junto ao BNDES e irá definir em que momento usará os recursos. "A garantia é opcional ao emissor." No entanto, segundo Ramundo, a cobertura será de no máximo dois anos.

TAGS