PUBLICIDADE
Notícias

Aneel aprova aumento de tarifa para Coelce

Para os consumidores residenciais, o aumento será de 6,87% e para as indústrias, de 22,74%, a partir da próxima quarta-feira (22)

17:16 | 14/04/2015

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (14) ao índices que serão aplicados por causa da quarta revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Para os consumidores residenciais, o aumento será de 6,87% e para as indústrias, de 22,74%, a partir da próxima quarta-feira (22). No fim de fevereiro, a Aneel já havia aprovado uma revisão tarifária extraordinária para a Coelce, de 10,3%.

A revisão periódica das tarifas, diferentemente do reajuste anual, é feita, em média a cada quatro anos, de acordo com o contrato de concessão de cada empresa e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. No ano em que a distribuidora passa pelo processo de revisão tarifária, não se aplica o reajuste anual previsto nos contratos. Já a revisão extraordinária das tarifas, que está valendo desde o mês passado, foi aplicada por causa do custo extra que as distribuidoras tiveram por causa da falta de chuvas e do uso mais intenso de usinas termelétricas.
Segundo o coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço, considerando todos os reajustes de energia elétrica este ano, a média de aumento é de 40,16%, sendo 31,99% para a baixa tensão e 60,82% para alta tensão.
A revisão da Coelce foi a primeira do 4º Ciclo de Revisões Tarifárias Periódicas promovido pela Aneel. Segundo o relator da matéria, diretor André Pepitone, os índices são provisórios porque a Aneel ainda não concluiu a metodologia do 4º ciclo. A distribuidora atende 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará.

Redação O POVO Online

com Agência Brasil

TAGS