PUBLICIDADE
Notícias

Taxas de juros zero não são mais adequadas para a economia dos EUA, diz Bullard

08:40 | 24/03/2015
O presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, disse hoje que o Fed, como é conhecido o banco central dos EUA, deveria começar a elevar as taxas básicas de juros o quanto antes.

Bullard, que não tem direito a voto nas reuniões de política monetária do Fed neste ano, afirmou durante evento em Londres que as taxas de juro zero não são mais adequadas para a economia dos EUA, diante da queda na taxa de desemprego e da perspectiva de crescimento mais forte mais adiante.

Bullard disse esperar que a economia norte-americana se recupere no segundo trimestre, após um começo de ano fraco, à medida que o preço baixo da gasolina impulsionar os gastos dos consumidores. Para ele, o efeito do petróleo em baixa na inflação é maior que o impacto do dólar.

Bullard também comentou que a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de começar a comprar bônus soberanos, como parte de um programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês), está levando também à queda do rendimento dos Treasuries (papéis da dívida norte-americana), ao que ajuda a conter os custos de empresas e famílias.

"Esses fatos nos colocam numa posição de normalização da política monetária dos EUA em 2015", disse Bullard, acrescentando que o QE do BCE será tão eficaz quanto programas semelhantes dos EUA e do Reino Unido.

Segundo Bullard, a alta dos juros no curto prazo ajudaria a garantir que o Fed não seja obrigado a elevá-los com mais rapidez nos próximos anos para conter a inflação. "Se não começarmos a normalizar a política agora, poderemos ficar numa posição onde estaremos bem atrás da curva daqui a dois anos", explicou.

Autoridades do Fed sinalizaram na semana passada que estão abertos ao início da alta dos juros em algum ponto deste ano ao retirarem o termo "paciente" do comunicado da última reunião do Fed, uma decisão que Bullard classificou como "excelente" e que "nos dá mais opções". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS