PUBLICIDADE
Notícias

Rússia superou pior da crise e deve se estabilizar, diz ministro de Finanças

10:20 | 19/03/2015
A Rússia já superou o pior da crise atual e deverá se estabilizar e começar a se recuperar, afirmou nesta quinta-feira o ministro de Finanças do país, Anton Siluanov.

Siluanov, que fez os comentários durante um fórum empresarial anual, afirmou que a Rússia deixou para trás um "pico de negatividade" e que sua economia começará a se recuperar assim que os investimentos voltarem a crescer.

Para isso, a Rússia precisa domar sua inflação, que hoje está em torno de 16%, disse ele. Segundo Siluanov, a inflação russa deve desacelerar para 11% a 12% este ano e para 6% a 7% em 2016.

Essa expectativa justifica a decisão do Banco Central da Rússia de cortar o juro básico em 1 ponto porcentual, a 14%, na semana passada.

Em outro sinal de confiança crescente, o ministro da Economia russo, Alexei Ulyukayev, previu que as saídas de capital neste ano deverão ser menores do que se imaginava. A nova projeção é que saia do país menos de US$ 100 bilhões em capital em 2015, ante uma estimativa anterior de US$ 115 bilhões. Ulyukayev disse ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia deverá crescer 2,0% a 2,5% em 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS