PUBLICIDADE
Notícias

Procura de consumidor por crédito em fevereiro cresceu 1,3%, diz a Boa Vista

10:20 | 30/03/2015
A demanda do consumidor por crédito subiu 1,3% em fevereiro ante janeiro, descontados os efeitos sazonais, segundo a Boa Vista SCPC. Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, houve queda de 11,4%. No acumulado em 12 meses, a retração é de 8,7%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 3,9% em fevereiro frente a janeiro, enquanto para o segmento não-financeiro houve elevação de 5,2%. "O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas de fomento ao crédito. Mesmo com tais ajustes, o crédito continuou desacelerando, sinalizando uma maior cautela do consumidor em tempos de incerteza econômica", diz o comunicado da Boa Vista.

Ainda de acordo com os analistas da empresa, outros fatores contribuem para o movimento de queda na demanda, como a alta das taxas de juros e inflação consistentemente elevada, que têm apertado os orçamentos das famílias. "Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, acredita-se que uma inflexão somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso", acrescenta o texto.

O indicador da Boa Vista de demanda do consumidor por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da companhia. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

TAGS