PUBLICIDADE
Notícias

Pneus vendidos no Brasil receberão selo do Inmetro a partir de 2016

O objetivo do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é auxiliar o consumidor a escolher o pneu mais adequado para seu veículo, por meio de informações sobre eficiência energética, segurança e impacto ambiental

17:30 | 18/03/2015
NULL
NULL
Conforme Portaria 544/12 do Inmetro, todos os pneus que serão vendidos no Brasil a partir de outubro de 2016, sejam nacionais ou importados, deverão receber as novas etiquetas de eficiência de acordo com  Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Na etiqueta deverão constar três critérios de eficiência: resistência ao rolamento, que influencia na eficiência energética e no consumo de combustível dos veículos; aderência no molhado, que corresponde à segurança de um pneu; e ruído externo, que avalia o nível de impacto no ambiente em decibéis.

Assim como é feito com eletrodomésticos e automóveis, os pneus também serão categorizados em notas de uma a três ondas sonoras para ruído e de A a G para rolagem e aderência.

O objetivo do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), regulamentado pelo Inmetro, é auxiliar o consumidor a escolher o pneu mais adequado para seu veículo, por meio de informações sobre eficiência energética, segurança e impacto ambiental.

A etiqueta virá afixada em todos os pneus de construção radial para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas e nos de construção radial para caminhões e ônibus, com algumas exceções, conforme o regulamento. O período de adaptação de estoques e importados irá até abril de 2018.

>> Leia mais sobre carros e motos.
Redação O POVO Online
TAGS