PUBLICIDADE
Notícias

Planejamento destaca 'revisão positiva do crescimento em todos os anos'

20:40 | 27/03/2015
O Ministério do Planejamento divulgou nesta sexta-feira, 27, nota comentando a divulgação do resultado das Contas Nacionais Trimestrais com o indicador do PIB de 2014 e as revisões de 2012 e 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Em relação às revisões do PIB realizadas para o período 2011-2013, cabe destacar a revisão positiva da taxa de crescimento em todos os anos", cita a nota.

Em 2014, a pesquisa divulgada pelo IBGE estima que o PIB encerrou o ano com crescimento de 0,1% e queda do investimento de 4,4%. O ministério lembra, ainda, que o IBGE já divulgou a revisão do PIB de 2011.

Segundo o Planejamento, é importante destacar, pelo lado da demanda, que "a revisão mais significativa ocorreu na elevação dos investimentos, que mostra valores situados entre os níveis mais elevados da série histórica". Pelo lado da oferta, cita o ministério, os dados do setor de construção são destaque. "O setor se expandiu por uma série de fatores, dentre os quais uma política de expansão da infraestrutura com o programa de concessões e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além dos demais investimentos públicos, notadamente o Programa Minha Casa Minha Vida", cita a nota.

A nota do Ministério do Planejamento destaca, ainda, que "o objetivo da política econômica é retomar o crescimento a partir da estratégia de reequilíbrio fiscal e de realinhamento de preços em curso. A retomada dos investimentos é elemento essencial desse processo". Nesse sentido, o ministério diz reforçar o seu compromisso com a agenda de investimentos e as demais ações necessárias para a recuperação da confiança e da melhoria do ambiente de negócios brasileiro.

TAGS