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MPEs elevam pontualidade nos pagamentos, diz a Serasa

09:50 | 24/03/2015
O indicador da Serasa Experian sobre a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas melhorou em fevereiro, atingindo 95,7%, ante 94,7% em janeiro. Isso significa que, durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos feitos, 957 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Em fevereiro do ano passado, o nível havia sido de 95,5%.

De acordo com os economistas da Serasa, o aumento da pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas reflete um movimento sazonal pois, devido às vendas mais fracas e ao pagamento do 13º salário em dezembro, a pontualidade normalmente cai em janeiro, costumando atingir o pior valor do ano. "Já para a ligeira elevação em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, contribuiu a queda do valor médio pago pelas micro e pequenas empresas, o que pode significar melhor planejamento de seus compromissos financeiros face ao atual cenário econômico adverso", diz o relatório.

Na divisão por áreas de atuação, as empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em fevereiro: 96,3%. Por outro lado, as empresas industriais registraram pontualidade de 94,6% e as que atuam na área de serviços atingiram 95,0%. O valor médio dos pagamentos pontuais caiu 3,8% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, para R$ 1.911. O valor médio mais alto foi registrado em serviços (R$ 2.072), seguido por empresas comerciais (R$ 1.916) e o segmento industrial (R$ 1.859).

O indicador é construído por meio dos pagamentos efetuados por uma amostra de cerca de 600 mil micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de aproximadamente 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. São consideradas como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa R$ 4 milhões.

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