PUBLICIDADE
Notícias

MME: dados sugerem que País superará período seco sem racionamento de energia

19:30 | 12/03/2015
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, indicou nesta quinta-feira, 12, que os dados analisados pelo governo federal neste momento sugerem que o Brasil conseguirá superar o período seco sem a necessidade de um racionamento de energia. Para tanto, o governo aposta em um volume mínimo de chuvas e em iniciativas de aumento da oferta e redução de consumo.

A aproximadamente 45 dias do fim do período chuvoso, em abril, os níveis dos reservatórios em todo o País, principalmente na região Sudeste, apresentam trajetória de elevação. Segundo Ventura, se os níveis alcançarem um patamar equivalente a 30% da capacidade de armazenamento em abril, haveria condição suficiente para assegurar o fornecimento no período até outubro. Em novembro, com a volta do período chuvoso, o nível dos reservatórios precisaria estar em no mínimo 10% da capacidade.

Durante o chamado período seco, a pluviometria esperada é de mais de 70% da média de longo termo (MLT), segundo Ventura. "Temos um número razoavelmente seguro de que é possível ter 70% da média no período seco", afirmou o secretário, que participa de evento organizado na sede do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem), na capital paulista.

Antes do chamado período seco, de maio a outubro, contudo, o nível dos reservatórios deve continuar a subir. Ventura destacou que o volume de chuvas em março, se não será tão alto quanto foi em outros anos, ao menos já é melhor do que foi aquele de meses anteriores. "A perspectiva é de que não teremos um março tão bom, mas teremos chuvas na região de Minas e um período úmido que se prolongará até abril", afirmou.

TAGS