PUBLICIDADE
Notícias

Ministro russo decide voltar às negociações sobre programa nuclear do Irã

08:00 | 31/03/2015
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira que vai voltar a participar das negociações sobre o programa nuclear iraniano, que ocorre na Suíça. A decisão é uma sinalização de que um acordo pode ser fechado nas próximas horas, uma vez que o prazo final para desfecho é hoje. Ele abandonou as conversas na segunda-feira para ir a Moscou e, na ocasião, disse que voltaria quando fosse necessário.

"As perspectivas da uma nova rodada de negociações não são ruins, eu diria até que são boas", afirmou Lavrov, em entrevista coletiva televisionada na capital russa.

O Irã negocia sobre o seu programa nuclear com seis potências: Estados Unidos, Rússia, França, China, Alemanha e Reino Unido, que compõem o chamado P5+1. O objetivo deste grupo é garantir a suspensão por dez anos da atividades nucleares dos iranianos, em troca da flexibilização, ou mesmo o fim, de sanções internacionais ao Irã.

O ministro russo disse que, quando o acordo for alcançado, "as sanções devem deixar de existir". O comentário de Lavrov ressaltou os diferentes pontos de vista dentro do bloco.

No entanto, um funcionário de um dos países ocidentais envolvido nas negociações afirmou que os dois lados estavam avançando na direção de chegar a um entendimento político para um acordo, "mas não estavam completamente lá ainda." Autoridades ocidentais disseram que qualquer anúncio pode ser apenas uma declaração política conjunta com relativamente poucos detalhes. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS