PUBLICIDADE
Notícias

Mesmo após corte, taxa de juros de 14% é muito alta, diz BC russo

13:10 | 16/03/2015
O Banco da Rússia declarou que a atual taxa de juros "ainda está muito alta", o que dificulta as atividades de crédito. "Nós sabemos que a diminuição da taxa de juros geralmente contribui para uma maior disponibilidade de crédito", disse Dmitry Tulin, primeiro vice-presidente do banco central. "Mas nós também sabemos que a taxa de juros de 14% é muito alta", completou, em sua primeira declaração pública desde que assumiu a chefia de política monetária da instituição, no fim de janeiro.

A presença de Tulin na diretoria do banco central aumentou as expectativas de que a instituição possa adotar uma política mais branda. O banco da Rússia diminuiu a taxa básica de juros em um ponto porcentual para 14% na sexta-feira, a segunda vez em dois meses. O corte foi feito após a elevação emergencial da taxa a 17% em dezembro para evitar o colapso do rublo.

O banco ainda declarou que o aumento da taxa em dezembro ajudou a estabilizar o mercado cambial e que, mesmo após o corte de sexta-feira, a taxa de juros ainda está alta o suficiente para controlar a inflação. Entretanto, no momento, a desaceleração na economia é mais preocupante do que o aumento da inflação. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS