PUBLICIDADE
Notícias

Meirelles, Fraga e Franco vão a evento do BC; Pastore e Schwartsman não aparecem

14:40 | 30/03/2015
O evento da comemoração dos 50 anos do Banco Central, realizado no final da manhã desta segunda-feira, 30, na sede da instituição em Brasília, contou com a presença de ex-presidentes como Henrique Meirelles, Arminio Fraga e Gustavo Franco, conforme informações obtidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, por meio de participantes. Também esteve presente Luís Carlos Trabuco, como presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. Já o ex-presidente do Banco Central Afonso Celso Pastore e o ex-diretor de Assuntos Internacionais Alexandre Schwartsman não compareceram ao evento. Os dois trocaram farpas recentes com a instituição.

Mais cedo, o Broadcast teve a lista de chegada dos primeiros convidados. Entre eles estavam Afonso Bevilaqua, Luis Fernando Figueiredo, Beny Parnes, Emilio Garófalo, Rodrigo Teles e Eduardo Loyo. O mais recente diretor a deixar o cargo no início deste ano, Carlos Hamilton Araújo, também compareceu como convidado como ex-membro do colegiado.

Os convites assinados pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, foram enviados há aproximadamente um mês. Assim que recebeu o seu, Schwartsman escreveu na rede social Twitter que agradecia, mas que por "teimosia" preferia não aceitar convites de quem o tenta processar. "Fica para os 100 anos!", provocou. Em agosto do ano passado, a instituição moveu uma ação contra o economista após duas entrevistas concedidas por Schwartsman sobre a atuação do BC, em que usava expressões como "incompetente", "subserviente" e "frouxo". Em setembro, o BC decidiu não levar o caso adiante.

Mais recentemente, Tombini e Pastore também trocaram farpas pela imprensa. Pastore chegou a dizer que a credibilidade de Tombini era baixa e o presidente lamentou o episódio. Pastore informou hoje ao Broadcast, por meio de mensagem, que está em viagem ao exterior.

TAGS