PUBLICIDADE
Notícias

Fitch reafirma rating A+ da China, com perspectiva estável

07:25 | 31/03/2015
A Fitch reafirmou hoje o rating soberano A+ de longo prazo da China, em moedas local e estrangeira, atribuindo à nota uma perspectiva estável. O rating de bônus seniores não garantidos do gigante asiático também foi mantido em A+. Já teto do país foi mantido em A+ e o rating de curto prazo em moeda estrangeira, em F1.

Em comunicado, a Fitch avalia que o desempenho macroeconômico da China é forte em quase todas as comparações. A taxa média de crescimento em cinco anos até 2015, de 7,8%, por exemplo, representa mais que o dobro da mediana de 3,1% de nações com rating A e da mediana de 3,2% de países considerados AA. A agência de classificação de risco notou, porém, que a notável expansão chinesa tem sido acompanhada por um aumento dos desequilíbrios e vulnerabilidades.

A Fitch prevê que a China crescerá 6,8% em 2015 e 6,5% em 2016, bem abaixo da média de 10,5% registrada entre 2001 e 2010, à medida que a economia atravessar um período de ajuste e reequilíbrio.

A agência também estima que o endividamento agregado da economia chinesa subiu para 242% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim de 2014, de 128% em 2008, e deverá aumentar mais neste ano, gerando crescente risco sistêmico.

A Fitch prevê ainda que o ajuste econômico da China será relativamente organizado, em parte devido à alta capacidade de gerenciamento das autoridades do país, uma vez que o sistema é dominado pelo Estado.

Segundo a Fitch, os aspectos positivos da China incluem o progresso nas reformas estruturais - com o objetivo de garantir crescimento sustentável no longo prazo -, evidências cada vez maiores de que a economia está se ajustando de forma suave e a maior clareza da estratégia de Pequim para a solução do problema das dívidas, incluindo as de governos locais.

Por outro lado, a agência apontou que a desaceleração chinesa tem sido maior do que se previa, causando aumento do desemprego e criando riscos para a estabilidade financeira, e que a dívida geral do governo está avançando mais do que o esperado.

TAGS