PUBLICIDADE
Notícias

Espanha atinge meta do déficit orçamentário pela primeira vez desde 2008

16:30 | 27/03/2015
O déficit orçamentário da Espanha diminuiu significativamente no ano passado, atingindo a meta combinada com a Comissão Europeia pela primeira vez desde o início da bolha imobiliária em 2008.

A vice-primeira-ministra Soraya Saenz de Santamaría disse que a Espanha registrou no ano passado um déficit equivalente a 5,7% do Produto Interno Bruto, levemente abaixo da meta da comissão, de 5,8%.

Santamaría afirmou que cortes no orçamento e o crescimento na economia ajudaram a Espanha a colocar o déficit em linha com o esperado pelo governo. A economia cresceu 1,4% em 2014, o primeiro ano de crescimento desde 2008, um pouco acima das projeções da Comissão Europeia e do governo.

O Banco Central da Espanha disse que o Produto Interno Bruto (PIB) pode crescer 0,8% no primeiro trimestre em comparação com o último trimestre de 2014, com os baixos preços ao consumidor aumentando a demanda doméstica, e 2,5% numa base anual.

O Banco da Espanha também divulgou sua previsão para o crescimento econômico esse ano para 2,8%, de 2% anteriormente. Em 2016, o banco central disse que a expectativa de crescimento era de 2,7%.

Santamaría ainda informou que o governo irá apresentar uma projeção atualizada para a economia no final de abril. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS