PUBLICIDADE
Notícias

Economia vai mal para 77,6% dos consumidores em pesquisa da FGV

08:40 | 25/03/2015
A insatisfação das famílias com a economia continuou crescendo em março. Inflação elevada, mercado de trabalho em deterioração, a turbulência no ambiente político e os temores de racionamento de água e energia levaram 77,6% dos consumidores a classificar a situação atual da economia como ruim.

O resultado representa um aumento de seis pontos porcentuais em relação a fevereiro (71,6%), que já havia sido marcado por um mínimo histórico na confiança do consumidor e por um recorde nas avaliações pessimistas sobre a economia. Nesta quarta-feira, 25, a instituição divulgou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,9%, a um novo piso da série, iniciada em setembro de 2005.

Por outro lado, a parcela de famílias que considera a situação da economia como boa diminuiu ainda mais. Em fevereiro, essa fatia era 5,8% dos consumidores, mas chegou a 4,5% do total em março. Em relação ao futuro próximo, as expectativas tampouco são favoráveis.

O indicador que mede o otimismo em relação à evolução da situação financeira da família nos seis meses seguintes apresentou recuo de 2,8%, para 114,1 pontos, segundo a FGV. A proporção de consumidores prevendo melhora da situação financeira caiu de 27,9% em fevereiro para 27,0% do total em março, enquanto o porcentual dos que projetam piora aumentou de 10,5% para 12,9% no período.

TAGS