PUBLICIDADE
Notícias

Credit Suisse prevê em relatório que desemprego deve continuar aumentando

14:30 | 12/03/2015
Apesar do leve aumento da taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro para 6,8%, ante 6,4% em igual período do ano passado, o Credito Suisse avaliou que a Pnad Contínua continua mostrando condições favoráveis para o mercado de trabalho brasileiro. Em relatório assinado pela equipe de economistas no Brasil, a instituição pondera, contudo, que a recente deterioração da atividade econômica e as perspectivas negativas para a economia devem fazer com que a taxa de desemprego siga aumentando.

No relatório, o Credit Suisse avaliou que o aumento da taxa de desemprego se deveu a uma aceleração do crescimento da força de trabalho, "que mais que compensou" o aumento da população empregada.

O banco destacou que o resultado da Pnad Contínua "contraria" o declínio da população ocupada sugerido pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que apura o desemprego apenas em seis regiões metropolitanas do País. "Isto provavelmente é explicado pela criação de emprego ainda forte em cidades do interior", avaliou.

"Apesar desses resultados, acreditamos que a recente deterioração significativa nos indicadores de atividade econômica e as perspectivas negativas para a economia doméstica nos próximos meses devem conduzir a um declínio da população ocupada na Pnad Contínua e, portanto, a taxa de desemprego provavelmente permanecerá no seu caminho de alta", ponderou o banco no relatório enviado nesta quinta-feira, 12.

TAGS