PUBLICIDADE
Notícias

CPI da zona do euro cai 0,3% em fevereiro ante fevereiro de 2014, como previsto

07:40 | 17/03/2015
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,3% em fevereiro ante igual mês do ano passado, após recuar em ritmo anual mais forte em janeiro, de 0,6%, segundo dados publicados hoje pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia. O resultado confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires. Em relação a janeiro, o CPI do bloco subiu 0,6% no mês passado, também como se previa.

Na UE, que inclui os 19 integrantes da zona do euro e outros nove países, o CPI teve queda anual de 0,2% em fevereiro, menor que o declínio de 0,5% visto em janeiro.

O núcleo do CPI da zona do euro, que exclui preços de energia a alimentos, subiu 0,7% em fevereiro ante o mesmo mês de 2014, mais do que a estimativa inicial de alta de 0,6%. Ante janeiro, o núcleo avançou 0,6% em fevereiro.

Os últimos números do CPI indicam que diminuíram as pressões deflacionárias na zona do euro. O Banco Central Europeu (BCE) tem como meta uma taxa de inflação ligeiramente inferior a 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS