PUBLICIDADE
Notícias

Confiança do comércio se aproxima da zona negativa

Oito dos nove componentes do Índice de Confiança do Empresário do Comércio atingem piso histórico

10:38 | 05/03/2015
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo (CNC), voltou a registrar um novo piso histórico. O Icec recuou 14,6% ante fevereiro de 2014, atingindo 100,6 pontos, aproximando-se do campo negativo (menos de 100 pontos). Na comparação mensal, o índice retraiu 2,5%, com ajustes sazonais, em relação a janeiro. É a sétima queda consecutiva.
 
Oito dos nove subíndices que medem as expectativas dos empresários chegaram ao seu menor patamar na série histórica, iniciada em março de 2011. A principal responsável pela queda anual do Icec é a avaliação do setor com relação às condições correntes da economia. Em fevereiro, quatro em cada cinco empresários do setor (79,8%) consideram que a economia piorou.
 
A apuração da pesquisa também indica que os empresários do comércio devem investir menos. Para 47,1% dos entrevistados, o realinhamento do setor ao menor ritmo de crescimento das vendas implica em menos contratações. “A menor expectativa em relação ao crescimento real da receita do setor, a elevação dos gastos a partir dos reajustes de tarifas públicas e o encarecimento do crédito deverão levar os empresários a ações mais cautelosas ao longo do ano”, afirma o economista da CNC Fabio Bentes.
 
A desaceleração do mercado de trabalho, o encarecimento do crédito e a inflação ainda elevada levaram a CNC a revisar a previsão de vendas do crescimento do volume de vendas de %2b2,4% para %2b1,7% ao final de 2015. Confirmada a projeção, esse seria o pior resultado dos últimos 12 anos – em 2003 o volume de vendas do varejo caiu 3,7%
Redação O POVO Online
TAGS