PUBLICIDADE
Notícias

China vai avançar com reforma tributária em 2015, diz primeiro-ministro

08:40 | 05/03/2015
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, prometeu seguir adiante com a reforma tributária do país neste ano, incluindo o uso generalizado do imposto sobre valor agregado (IVA) e a expansão dos tributos sobre recursos naturais, para ajudar a reequilibrar a economia e promover a preservação ambiental.

"Vamos devotar sérios esforços para a conclusão da reforma tributária, substituindo o imposto corporativo pelo IVA", disse Li, em discurso no Congresso.

A reforma do IVA, que teve início em 2012, de forma experimental, é um dos alicerces da estratégia do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) para reequilibrar a economia, diminuindo a ênfase na manufatura de capital intensivo e conferindo maior destaque ao setor de serviços.

Pelo programa, as empresas na China pagam imposto apenas sobre a porção com valor agregado, o que, de modo geral, resulta em tributação menor do que com o imposto corporativo.

Segundo Li, o imposto sobre recursos naturais também passará a ser cobrado sobre mais tipos de commodities. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS