PUBLICIDADE
Notícias

BC diz que sistema financeiro brasileiro é capaz de suportar estresse

13:20 | 19/03/2015
O diretor de Fiscalização e Regulação do Banco Central, Anthero Meirelles, disse nesta quinta-feira, 19, que os testes de estresse feitos pela autoridade monetária em relação ao câmbio e a juros não observou nenhum comportamento anormal. "Os bancos estão muito bem 'hedgeados'. Bancos não têm exposição ao risco", avaliou. Os dados dos testes de estresse em diversos cenários fazem parte do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), divulgado pelo BC. Ele explicou que os testes de estresse não simulam eventos individuais, como a Operação Lava Jato.

"O BC tem informações sobre crédito, no Brasil, no exterior, de cadeias...", enumerou. "Paralelamente acompanhamos o dia a dia, como a coisa está se desenvolvendo, procuramos identificar todas as cadeias", disse. Ele afirmou que o BC acompanha os setores separadamente e disse que os bancos têm capacidade de absorver choques atualmente. Temos condição de avaliação bastante ampla", garantiu. "Não temos bola de cristal para dizer o que vai acontecer no futuro", acrescentou. Anthero não quis dizer qual o tamanho da exposição dos bancos a Lava Jato estimada pelo BC, alegando sigilo. Disse apenas que a Operação Lava-Jato e seus impactos no sistema financeiro é um assunto que tem merecido o "monitoramento permanente" do Branco Central.

Meirelles ponderou que os testes de estresse em cenários de inadimplência e outros também mostraram que o sistema financeiro é "bastante robusto" e capaz de suportar situações de estresse. Segundo o diretor, há uma situação "bastante confortável" também no caso do crédito imobiliário. "Vemos nos testes de estresse que o sistema tem plena capacidade de absorver choques", completou. Disse que tanto o ambiente global quanto o interno foram complexos, mas que o sistema financeiro se comportou bem. E que a possibilidade considerada de que inadimplência do mercado de crédito teria encontrado seu piso e poderia revelar "alguma elevação" na segunda metade do ano não se concretizou. "Não vimos esse crescimento", disse.

TAGS