PUBLICIDADE
Notícias

BC diz que está confortável com estoque de swap em relação a reservas

16:50 | 24/03/2015
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, assegurou nesta terça-feira, 24, que a instituição está confortável com a posição de estoque de swap em relação às reservas internacionais. Contrariando avaliações que circulam no mercado, o presidente do BC disse que pode manter os níveis atuais por um período de 10, 20 anos.

"Do ponto de vista do BC, nós estamos confortáveis com essa posição. Nós podemos mantê-la 10, 20 anos nesses níveis", afirmou Tombini. Mas o presidente do BC afirmou que isso não quer dizer que a instituição vai manter o nível dos swaps ante as reservas por 10, 20 anos, como citado.

Para Tombini, isso é uma forma de fazer a proteção de parte das reservas. A participação dos contratos de swaps, de 30% em relação ao estoque das reservas internacionais, "faz todo o sentido", acrescentou a autoridade. "Diminui o risco." Nas últimas semanas, surgiram rumores no mercado de que o BC não estaria confortável com essa posição de swaps.

Confrontado pelo senador José Serra (PSDB-DF), o presidente do BC reconheceu que há uma preocupação com o custo das operações compromissadas e de swap cambial. Ele disse, no entanto, que há transparência no impacto desse custo nas estatísticas fiscais do governo.

O presidente do BC participou nesta terça-feira de audiência púbica na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal durante quatro horas.

TAGS