PUBLICIDADE
Notícias

Bancos brasileiros poderão ter de elevar provisões em 2015, avalia a Fitch

13:20 | 10/03/2015
Os bancos brasileiros enfrentarão mais pressão sobre ativos de qualidade e aumentos nas provisões contra perdas com empréstimos neste ano, o que prejudicará a lucratividade do setor bancário do Brasil, avalia a agência de classificação de risco Fitch em um relatório. Segundo a agência, "a investigação da Petrobras e a redução dos investimentos da gigante de energia estão acrescentando pressões sobre o setor bancário brasileiro".

A Fitch afirmou que 2015 deve ser um ano mais difícil em razão da pressão negativa sobre o crédito no setor corporativo em consequência da demanda fraca, da maior alavancagem das empresas e da liquidez mais baixa.

"Provisões contra perdas com empréstimos até 30% mais altas do que em 2014 deverão ser administráveis para a maioria dos bancos brasileiros, com impacto limitado sobre seus ratings, assumindo que a capitalização, o financiamento e a liquidez permaneçam alinhados com as tendências históricas", comentou a agência. "Embora as receitas dos bancos tenham aumentado em razão das elevações dos juros básicos em 2014, a dificuldade dos tomadores de empréstimos para fazer os pagamentos aumentou também", observou a agência.

TAGS