PUBLICIDADE
Notícias

Apas questiona eficácia do controle da inflação via alta dos juros

14:50 | 05/03/2015
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) considerou, em nota, que a dosagem da política monetária no momento preocupa e ponderou que é preciso avaliar qual o impacto de fato no controle da inflação. Em nota assinada pelo economista Rodrigo Mariano, a entidade comentou a alta da taxa básica de juros (Selic), anunciada na noite de ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

"O que mais preocupa neste momento é a dosagem da política monetária que está sendo adotada, ou seja, é ter a sensibilidade de analisar até que ponto a elevação da taxa de juros impacta na inflação", diz o texto.

A Apas afirma que, mesmo diante do patamar anterior da Selic em 12,25%, a inflação continuou a afetar o poder de compra da população e a impactar diretamente no consumo das famílias, "o que se refletiu em desaceleração no desempenho das vendas no varejo e teve reflexos importantes no desempenho da economia brasileira".

O economista considera que persiste a preocupação com a inflação. "A elevação do dólar neste inicio de 2015, somada à elevação de diversos preços administrados, caso da energia elétrica e transportes, mantém o risco de uma inflação mais persistente em 2015", comentou.

TAGS