PUBLICIDADE
Notícias

Alta do dólar castiga lucro de multinacionais americanas

20:00 | 22/03/2015
A valorização do dólar está afetando o lucro de gigantes multinacionais dos Estados Unidos, levando analistas de Wall Street a fazer seus maiores cortes nas projeções de lucro desde a crise financeira, bem como impulsionando o apelo do investimento em empresas menores, focadas no mercado doméstico.

O dólar saltou 12% em 2015 ante o euro e está 27% mais caro se comparado a um ano atrás. O Dollar Index, que compara o dólar a uma cesta de moedas, subiu 5,3% neste ano. A valorização do dólar em relação ao euro foi impulsionada pelo programa agressivo de afrouxamento monetário do Banco Central Europeu, que veio em um momento em que a autoridade monetária dos EUA está preparando a elevação das taxas de juros.

Analistas, citando o fortalecimento do dólar como um fator principal, estão prevendo que o lucro no primeiro trimestre das empresas que compõem o S&P500 passará pela maior queda anual desde o terceiro trimestre de 2009.

Como resultado, investidores estão mais inclinados a investir em ações de empresas americanas que fazem menos negócios no exterior, como as menores, que tendem a ter maior foco no mercado doméstico, e em companhias fora dos EUA que devem se beneficiar de um enfraquecimento de suas moedas locais, particularmente indústrias da Europa.

"O que é notável é a velocidade com que o dólar tem acelerado, e essa velocidade traz consigo complicações", disse Anwiti Bahuguna, gestor de carteira sênior do time de alocação global da Columbia Management. "A valorização da moeda americana está ocorrendo a um ritmo muito, muito mais acelerado que você já foi visto na história."

As complicações do fortalecimento do dólar têm sido visíveis nos resultados das companhias.

TAGS