PUBLICIDADE
Notícias

Abiplast engrossa o coro dos que criticaram alta dos juros pelo Copom

13:20 | 05/03/2015
O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho, critica a alta da taxa básica de juros (Selic), anunciada na noite de quarta-feira, 4, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central. "A Selic alta não pode ser o único instrumento de combate à inflação", afirmou, em nota. Na avaliação do dirigente, é preciso "reduzir gastos públicos, adotar medidas que recuperem a credibilidade do País perante os investidores externos e acenar para o setor produtivo com perspectivas reais de estabilização econômica." No caso da indústria do plástico, a produção física caiu 3,5% em 2014 e o faturamento real recuou 6,5%.

"A elevação da taxa Selic é mais um ingrediente a alimentar a ameaça de recessão no Brasil. Sem demora, precisamos de uma política de juros e de uma carga tributária compatíveis com as vigentes nos países com os quais competimos", disse Coelho.

Em sua avaliação, são necessárias soluções que facilitem o acesso das médias e pequenas empresas às linhas de crédito de longo prazo, diminuam o custo de produção no Brasil, reduzam a burocracia e estimulem a diversificação da concorrência dos serviços, insumos e matérias primas. "São essas as respostas que a sociedade espera. Soluções que de fato nos recoloquem na trilha do desenvolvimento", conclui Roriz.

TAGS