PUBLICIDADE
Notícias

XP alerta para piora da atividade econômica ainda em 2015

13:20 | 12/02/2015
O resultado do IBC-BR melhor do que o esperado pelos analistas ouvidos no AE Projeções não deveria ser comemorado. Pelo ciclo natural da economia, a atividade no Brasil ainda não chegou ao fundo do poço, na avaliação da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif.

Zeina argumenta que os efeitos do mercado de trabalho, que reiteradamente registra queda nas vagas, o resultado da política econômica e também o impacto da inadimplência das pessoas jurídicas ainda não foram absorvidos pelos cálculos do Produto Interno Bruto (PIB).

A economista lembra que o IBC-BR não antecipa de forma perfeita o resultado do PIB. Assim, o fato de o indicador do Banco Central ter vindo melhor que as previsões não anula o risco de o PIB calculado pelo IBGE registrar um resultado negativo. De forma geral, o quadro é preocupante, visto que a tendência da série sobre a atividade econômica mostra o "PIB brasileiro encolhendo".

Para Zeina, os efeitos da operação Lava Jato preocupam mais do que o racionamento sobre o desempenho do PIB ao longo de 2015. "Eu me preocupo mais com a Lava Jato, dada a incerteza sobre o grau de desorganização na economia (que as investigações e punições que a operação pode gerar) do que com o racionamento, que é uma solução coordenada para a escassez hídrica", diz. A economista-chefe da XP afirma que, quando for anunciado, o racionamento de energia será uma boa notícia.

TAGS