PUBLICIDADE
Notícias

Varoufakis irá se encontrar com Draghi e Schäuble para discutir dívida da Grécia

11:20 | 03/02/2015
O novo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, confirmou que irá se encontrar com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, em Frankfurt na quarta-feira. A agenda atribulada de Varoufakis para tentar reestruturar a dívida externa grega também inclui uma reunião com o seu contraparte alemão, Wolfgang Schäuble, em Berlim, na quinta-feira.

Varoufakis está em Roma para se encontrar com o primeiro-ministro Matteo Renzi e o ministro da Economia Pier Carlo Padoan, após passagens pela França e pelo Reino Unido, onde também se encontrou com autoridades. Na Itália, espera-se que o ministro participe de uma coletiva de imprensa após à reunião.

"Eu só entrei na política há três semanas", afirmou Varoufakis a repórteres. "Portanto, permaneço otimista sobre a possibilidade de um acordo".

Juntamente com o novo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, Varoufakis está no meio de um tour pelas capitais europeias em busca de aliados para uma reestruturação da dívida da Grécia. Tsipras, por sua vez, irá a Bruxelas nesta quarta-feira para se encontrar pela primeira vez com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

"Eu já lhe disse duas vezes por telefone que temos de considerar a expressão democrática do povo grego", afirmou Juncker a parlamentares europeus, referindo-se a Tsipras. "Mas eu acho que aqueles que venceram as eleições também precisam considerar o modo com o qual outros fazem as coisas e suas convicções".

O presidente da Comissão Europeia acrescentou que nem sempre acertou o equilíbrio entre consolidação fiscal, crescimento e criação de empregos. "O que fizemos nos últimos anos não necessariamente considerou o crescimento... Então acho que precisamos corrigir os erros que fizemos no passado", disse. "O que eu acho que não devemos fazer é simplesmente substituir o que temos com o seu exato oposto". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS