PUBLICIDADE
Notícias

Sebrae se junta a parceiros para buscar empreendedores na Campus Party

19:40 | 02/02/2015
O Sebrae e mais 16 parceiros estão atrás de novos empreendedores no evento de tecnologia Campus Party, cuja oitava edição começa nesta terça-feira, 3, em São Paulo. Os principais agentes de apoio às startups vão se reunir para definir o modelo de desenvolvimento desses negócios no País e discutir a construção de uma rede de atendimentos a futuros empreendedores digitais brasileiros.

Além do Sebrae, vão integrar a rede Demo Brasil, IBM, Softex, Endeavor, Abstartups, Apex Brasil, ABVCAP, Up Brasil, Start-Up Brasil, Rede Mulher Empreendedora, Bizxpark (Microsoft), Associação de Equity Crowdfunding, ABRAII, BRInnovators, NAVE Estácio e Startupi.

A rede Startup Beta Brasil definirá as atribuições de cada instituição para o desenvolvimento do setor. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, afirma que a construção dessa rede de empreendedores e instituições de fomento é fundamental para amadurecer os empreendimentos e definir o sucesso das startups no País.

"Para uma startup ter sucesso, é preciso mais do que boa ideia. Existem muitas formas de colocá-la em prática e cada instituição tem um papel complementar para possibilitar isso", afirma. "Os empreendedores precisam saber quem procurar em cada estágio em que a startup se encontra", complementa.

A Anjos do Brasil, organização que fomenta o crescimento do chamado "investimento anjo" - uma das maneiras de financiar startups, além do capital próprio ou de risco - também participará da reunião, na quinta-feira. Esses investidores são pessoas físicas que investem dinheiro para o início da operação, isto é, para que a startup consiga colocar o produto no mercado e comece a mostrar algum resultado.

A Apex oferece soluções para startups para a promoção comercial no exterior, para a atração de investimentos estrangeiros e a internacionalização. Já a Associação Brasileira de Startups fica responsável por reunir os empreendedores e representá-los na busca por melhores condições.

O programa Start-up Brasil, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, exige que essas companhias se associem a aceleradoras de negócios. Essas organizações são formadas por investidores interessados em dar assessoria a uma empresa e lucrar com seu crescimento.

Neste ano, a Campus Party celebra os 150 anos do livro "Da Terra à Lua", de Júlio Verne (1828-1905). Palcos e atrações estão organizados no local como se formassem uma galáxia. As palestras e o camping já têm os ingressos esgotados. No entanto, é possível passear de graça pelo Open Campus, onde expositores exibem em estandes games novos e tecnologia em fase de lançamento.

O Sebrae tem um espaço fechado no evento, chamado Domus Sebrae, onde também vão ocorrer ações promocionais aos campuseiros. A sala sediará uma reunião técnica entre os gestores dos 24 programas de startups nas unidades estaduais.

A maior parte dos empreendedores digitais identifica o Sebrae como uma instituição que deveria dar aporte financeiro aos projetos, embora este não seja o papel da entidade. O Sebrae trabalha para possibilitar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios por meio da capacitação dos donos.

O empreendedor digital, por exemplo, pode realizar o Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidas promovida no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. A formação tem por objetivo o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

TAGS