PUBLICIDADE
Notícias

Saiba como colocar as finanças em ordem depois do Carnaval

10:36 | 18/02/2015
NULL
NULL
Para quem gastou mais do que devia no Carnaval e não se organizou financeiramente, é hora de rever as contas. É necessário planejamento para renegociar dívidas e segurar o orçamento para não fazer novos gastos.

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), explica que é necessário rever a situação financeira da família. É preciso colocar em planilhas os gastos do período. “Se observar que a situação realmente está crítica e que terá que se endividar para pagar tudo, veja o que pode ser postergado, negocie”, disse.

Vale a pena buscar linhas de créditos que ofereçam juros mais baixo, como empréstimo pessoal, evitando limites de cheque especial ou cartão de crédito.

Se o cidadão estiver superendividado, a recomendação é que ele evite assumir novos gastos e utilize sua renda mensal disponível para aliviar o bolso.  Caso o consumidor já esteja inadimplente, o primeiro passo é buscar a renegociação das dívidas com os credores antes de entrar em novas dívidas. A renegociação deve ser feita diretamente com a empresa, sem precisar contratar intermediários, de acordo com o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

Veja outras Dicas

Rever os gastos: Coloque em planilhas todas as dívidas feitas no período de Carnaval. Se comprometer o orçamento, tente renegociar a dívida e trocá-la por outra com juros mais baixos.

Planejamento é necessário: Liste os ganhos mensais. Liste todas as despesas – fixas e variáveis. Avalie sua situação financeira. Há margem para novos gastos? Há pendências financeiras? Faça um esforço para identificar excessos, que geralmente representam 30% das despesas das famílias brasileiras. Evite a todo custo entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito.

Família unida: Reúna-se com a família para definir os desejos de curto (até um ano), médio (até cinco anos) e longo (mais de 10 anos) prazos ou aqueles que se pretende realizar em 2015 e incorpore o valor mensal necessário para a realização do sonho no orçamento mensal do próximo ano. Subtraia o valor desses sonhos da receita. O saldo restante é o orçamento para as demais despesas mensais.

Para economizar e poupar sempre

Pesquisar preço e comprar à vista: Tudo que se compra em prestações paga-se mais caro. Já quem pesquisa o melhor preço paga menos e aumenta a chance de comprar à vista e obter desconto.

Pedir desconto: Se um produto custa mil reais e pode ser parcelado em 10 vezes de 100 reais, certamente à vista custará de 10% a 20% menos.

Reter 10% dos rendimentos: para começar a construir a independência financeira, deve-se guardar 10% do que ganha. Com o tempo, pode-se partir para um plano de previdência privada para complementar o INSS.

Redação O POVO Online
TAGS