PUBLICIDADE
Notícias

Preços nos supermercados de SP sobem 1,25% em janeiro ante dezembro, diz Apas

18:40 | 25/02/2015
Os supermercados do Estado de São Paulo registraram alta nos preços em janeiro na comparação com o mês anterior. O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e Fipe apresentou em janeiro elevação de 1,25%. Em 12 meses, a alta nos preços dos supermercados atinge 7,80%.

A elevação de janeiro, de acordo com a Apas, está associada ao aumento dos preços de produtos in natura. Esta categoria sozinha teve crescimento de 9,20% nos preços no período. As causas, na avaliação da entidade, são um aumento nos custos de produção e também questões climáticas. A estiagem prolongada, somada à elevação de custo de energia e de transporte afetaram diretamente a produção, constatou a Apas em nota.

Confiança

A Apas pesquisou ainda o nível de confiança dos supermercadistas de São Paulo. A entidade detectou uma piora no cenário, com aumento do número de empresários pessimistas. De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados em janeiro se disseram pessimistas em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Há um ano, esse número era de 50,1%.

Na avaliação da entidade, a confiança não mostra sinais de recuperação no curto prazo. O impacto da inflação no consumo das famílias é tido como uma explicação para a piora no sentimento dos empresários.

TAGS