PUBLICIDADE
Notícias

Polícia usa força e desocupa trecho da BR-101 no RS

12:40 | 27/02/2015
A Força Nacional e a tropa de choque da PRF (Polícia Rodoviária Federal) desbloquearam a BR-101, na altura da cidade de Três Cachoeiras, no litoral norte gaúcho, na manhã desta sexta-feira, 27. O trecho estava interrompido por caminhoneiros que participam do movimento nacional contra a alta do diesel, dos pedágios e pelo aumento no valor dos fretes. Houve confusão e ao menos duas pessoas foram presas.

O desbloqueio foi feito após tentativas de negociação entre PRF e os motoristas que ocupavam a estrada nos dois sentidos. Cerca de dois mil caminhões estavam parados na via.

A Força Nacional foi acionada nessa quinta-feira depois que a determinação da Justiça para que a estrada fosse liberada não foi cumprida. Na manhã desta sexta, a tropa de choque da PRF precisou utilizar bombas de efeito moral para afastar os manifestantes. Alguns caminhões tiveram cabos cortados com o intuito de serem impedidos de deixar o local.

Mais cedo, moradores de Três Cachoeiras se juntaram aos motoristas no movimento. Muitas mulheres participaram da interrupção da estrada. Algumas crianças foram utilizadas como escudo entre a polícia e alguns manifestantes.

No RS seguem os bloqueios. Um deles ocorre na BR-471, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do RS, por onde passará a comitiva presidencial. À tarde a presidente Dilma Rousseff participará da inauguração de um parque eólico. A polícia acompanha de perto a movimentação dos manifestantes.

A preocupação maior, de acordo com informações do Planalto, é com o Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, onde já começa a ocorrer problema de desabastecimento de combustível.

Governo

Para tentar sanar o problema, o governo determinou o deslocamento da Força Nacional para fazer escolta e proteção ao comboio de caminhões até os aeroportos e cidades onde o produto precisa ser escoado ou entregue para o consumo da população da região.

Em Mato Grosso, a Justiça já começou a aplicação das multas aos caminhoneiros e o governo espera que essa decisão se estenda a outros Estados o mais rápido possível, para a ajudar a diminuir a paralisação.

TAGS