PUBLICIDADE
Notícias

Petrobras reafirma que planeja divulgar balanço auditado até o final de maio

20:40 | 12/02/2015
A Petrobras divulgou comunicado oficial reafirmando informações divulgadas após a publicação do resultado financeiro não auditado relativo ao terceiro trimestre do ano passado.

A empresa reafirma que a metodologia utilizada por auditorias independentes para calcular o valor dos ativos da petroleira, que chegou a uma indicação de baixa contábil de R$ 88,6 bilhões, se mostrou inadequada. A estatal diz ainda que está aprofundando a metodologia do balanço.

A intenção da empresa é divulgar o balanço auditado de 2014 até o fim de maio e assim evitar o pagamento antecipado de dívidas, como prevê contratos firmados com financiadores. O prazo é, na verdade, de 30 de abril. Mas há ainda uma tolerância de 30 dias (primeiro prazo) concedida pelos credores. Com isso, a tolerância se estende até 30 de maio.

Em comunicado, a empresa reafirmou ainda que está revisando o seu plano de investimento para o período de 2015-2019, e a perspectiva é de redução dos investimentos.

A Petrobras irá reduzir de tamanho, havia informado a ex-presidente da petroleira Graça Foster, em coletiva de imprensa de apresentação do resultado. Além disso, por causa da necessidade de fazer caixa, programa vender ativos, inclusive de áreas de exploração e produção, mas aguarda, para isso, a valorização do preço do petróleo no mercado internacional.

Financiamento

Novas possibilidades de financiamento também estão sendo analisadas, diz a empresa. Mas não há perspectiva de recorrer ao mercado financeiro, com o lançamento de ações.

Com as mudanças nos ministérios e na diretoria da Petrobras, o conselho de administração será alterado, informa a estatal. Isso pode acontecer a qualquer momento, mas o novo quadro deve ainda ser aprovado em assembleia de acionistas, que ainda não tem data prevista para ocorrer.

TAGS