PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa revela redução do pessimismo economico

Analistas revelaram otimismo em cinco, das nove variáveis pesquisadas. A oferta de crédito lidera ranking com maior índice de otimismo

10:30 | 24/02/2015
O Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), realizado pela Fecomércio-CE, em convênio com o Conselho Regional de Economia (Corecon),  revela a redução de 8,5% no pessimismo dos analistas cearenses sobre a economia. De acordo com a pesquisa os sinais emitidos pela nova equipe econômica possivelmente contribuíram para a redução no ceticismo dos especialistas.

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo.

Das nove variáveis investigadas, os analistas revelaram otimismo em cinco: oferta de crédito (129,7 pontos), gastos públicos (121,6 pontos), cenário internacional (121,6 pontos), taxa de câmbio (105,4 pontos) e evolução do PIB (103,4 pontos). Esta edição da pesquisa é a que apresenta o maior número de variáveis avaliadas com otimismo pelos especialistas.

As variáveis: taxa de juros (86,5 pontos), salários reais (70,9 pontos), taxa de inflação (62,8 pontos) e nível de emprego (58,8 pontos), que alcançou a menor pontuação, revelaram pessimismo.

Cada uma das variáveis analisadas gera três índices: percepção presente, futura e expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice geral evoluiu da quarta para a quinta edição da pesquisa passando de 88,1 pontos para 95,6 pontos, revelando redução no pessimismo dos especialistas do Ceará.

Sobre o comportamento futuro das variáveis, o nível de percepção dos analistas é otimista, houve uma elevação de 2,4%, passando de 107,8 pontos para 110,4 pontos da quarta edição para esta. A percepção sobre o desempenho presente das variáveis melhorou, saltando de 68,5 pontos para 80,9 pontos, o que corresponde a uma variação positiva de 18,1%.
 
Esta é a quinta edição da pesquisa IEE. De periodicidade bimestral, o estudo colheu no período janeiro-fevereiro a expectativa de cerca de 90 especialistas em economia.

A pesquisa consultou profissionais de diferentes setores da economia cearense, profissionais da indústria, agricultura, mercado financeiro, comércio e serviços, além de empresários, executivos de finanças, professores universitários e dirigentes de entidades.
Redação O POVO Online
TAGS