PUBLICIDADE
Notícias

Pedidos de falência caem 8,9% em janeiro, apurou a Serasa

09:10 | 04/02/2015
Os pedidos de falência tiveram queda anual de 8,9% em janeiro, para 113 casos, informou a Serasa Experian, nesta quarta-feira, 4. Na comparação com dezembro do ano passado, a retração foi de 11,7%. Dos 113 requerimentos de falência efetuados no mês passado, 65 foram de micro e pequenas empresas, 22, de médias e 26, de grandes.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda dos pedidos de falência em janeiro ante dezembro é reflexo do impacto positivo no caixa das empresas das vendas de fim de ano, "aliviando a situação financeira em meio a um cenário de taxas de juros cada vez mais altas e de estagnação da atividade econômica".

Já as recuperações judiciais requeridas aumentaram 21,3% em janeiro ante o mesmo mês do ano passado, e saltaram 39,6% em relação a dezembro, para 74 casos. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial, com 48 pedidos, seguidas pelas médias (13), e pelas grandes empresas (13).

O indicador de falências e recuperações da Serasa é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.

TAGS