PUBLICIDADE
Notícias

Parceiros da Grécia vão cobrir necessidades de financiamento, diz porta-voz

09:00 | 25/02/2015
O porta-voz do governo da Grécia, Gavriel Sakellarides, disse hoje que o país está enfrentando dificuldades de financiamento e demonstrou otimismo de que os parceiros de Atenas encontrarão uma forma de resolver o problema.

Já o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, afirmou que a Grécia vai voltar a tomar empréstimos no mercado quando os investimentos retornarem e o país apresentar superávits primários e garantir a reestruturação de sua dívida.

Sakellarides, que falou a uma emissora de TV local, reiterou que Atenas vai cumprir seus compromissos tanto com credores internacionais quanto domésticos.

"Há questões importantes relativas ao financiamento e precisamos encontrar soluções para esta lacuna. Neste quadro, os parceiros vão assumir a responsabilidade pelo vencimento de emissões de bônus", disse o porta-voz, sem fornecer maiores detalhes.

Como o Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro - condicionou a liberação de empréstimos pendentes no valor de 9,1 bilhões de euros à implementação de reformas até o fim de abril, a Grécia terá de encontrar outras formas de atender suas necessidades e cumprir obrigações nos próximos dois meses.

Varoufakis, por sua vez, disse também a uma estação de rádio que o governo não vai elevar o imposto sobre valor agregado (IVA) e enfatizou que o polêmico tributo sobre imóveis sofrerá mudanças este ano, como Atenas havia prometido. Ele reiterou ainda que a troica - composta pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) - acabou e não tem autorização para voltar a Atenas para eventuais novas negociações. Fonte: Market News International.

TAGS