PUBLICIDADE
Notícias

Para adquirir sem dúvida

01:30 | 04/02/2015
NULL
NULL
Para aluguel ou compra de terrenos voltados para a construção do próprio empreendimento são necessárias uma série de análises acerca da área que o estabelecimentos irá ocupar. Não só as redondezas contam como fatores importantes, mas a estrutura do terreno também.

 

O que deve ser observado primeiro é a metragem da frente do terreno. “Às vezes, a pessoa encontra o terreno muito comprido, mas não tem muita frente, isso não é bom. Quanto maior for a metragem da frente, melhor”, destaca o corretor de imóveis Marcos Barboza.


Portanto, nesse quesito metragem da frente, os que possuem mais benefícios são os terrenos localizados em esquinas, pois ganham duas fachadas. “O ideal é que ele tenha o máximo de frente possível. E em esquina sempre será mais vantagem porque tem vitrine duplicada”, ressalta Bismarck Fernandes Borges, proprietário da Bismarck Imóveis.


A iluminação também é relevante para o comércio, pois a quantidade de luz natural pode ajudar na economia dos gastos com eletricidade e no tratamento do solo, pois ajudam a eliminar germes e bactérias. “Dê prioridade aos terrenos voltados para o Leste, para a nascente, em que normalmente se pega a corrente de vento. Já a iluminação interna cabe ao projeto que a pessoa faz com o arquiteto”, explica.


Para a construção comercial, os formatos mais propícios são os quadrados e os retângulos, pois oferecem melhor aproveitamento de espaço. “Os triangulares irão prejudicar na questão de mostruário”, acentua Barboza.


Em relação ao solo, a dica é comprar áreas que não alaguem. Também é importante que o terreno seja plano, pois a pessoa gastará menos com aterro caso ele tenha declive.

 

Preço

O cliente deve verificar documentação para checar se o terreno é registrado e depois conferir se o valor do metro quadrado corresponde à região. “É bom negociar, porque os imóveis sempre têm gorduras. Dá para pagar melhor”, diz Barboza. Ele informa que a variação no custo dos terrenos, localizados na mesma região, costumam ficar entre 10% a 15%.

 

Em geral, os preços são variados, pois, se for rua principal é mais caro e, em certos casos, se mudar o quarteirão o preço é outro. Fernandes destaca os locais com notoriedade para o comércio: Gomes de Matos, Montese, Godofredo Maciel, Bezerra de Menezes, Aldeota e Washington Soares. “A concorrência e o fluxo de pessoas encarecem o terreno. Não só a questão da compra e venda, mas também no aluguel”, complementa.


Também é importante verificar quantos carros em média transitam no trecho da rua durante o horário comercial. “Dá para ter noção do público pedestre e o estabelecimento acaba gerando vitrine.”


Quem teve essa preocupação foi Lurdes Bernardes, proprietária da pousada Arena Castelão. Seu terreno tem 330m² e a escolha se deu pelo local e valor. “Sem dúvidas fiz um ótimo negócio. Inclusive, comprei por R$ 5 mil há 16 anos e, hoje, os terrenos próximos ao Castelão estão custando em média R$ 195 mil. Não existe valorização melhor que esta”.


Com o advento da Copa do Mundo, seu negócio teve destaque, influenciando também na escolha do ramo e, apesar de localizado na parte central da rua, consegue atrair o público por conta do movimento dos transportes ao redor.

 

UM BOM TERRENO COMERCIAL


NA ESQUINA

As esquinas acabam proporcionando duas entradas, dando mais visibilidade ao estabelecimento

 

FRENTE LONGA

Um extensa metragem de frente oferece mais espaço para estacionamento e vitrine


AO LESTE

A localização leste favorece na iluminação e ventilação

 

RETANGULARES

O formato retangular oferece mais aproveitamento de espaço, diferentemente dos triangulares, trapezoidais e em forma de L

 

ATÉ 15%

A diferença dos preços dos terrenos com características próximas costumam variar entre 10% a 15%. Desconfie se a diferença for grande, o barato pode sair caro
TAGS