PUBLICIDADE
Notícias

Ministro alemão chega ao País nesta sexta para preparar visita de Angela Merkel

13:25 | 12/02/2015
O ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, chega nesta sexta-feira, 13, ao Brasil com a missão de preparar a visita da chanceler Angela Merkel, em agosto deste ano, e iniciar as conversas para o Diálogo de Alto Nível entre os dois países. Do lado brasileiro, a capacidade de investimento dos alemães em um momento em que o governo precisa atrair recursos do exterior aumentou a importância da visita - a ponto da presidente Dilma Rousseff receber Steinmeier, quando não costuma ter reuniões com ministros estrangeiros. Um dos principais interesses é a possibilidade da participação de empresas alemãs nos portos brasileiros.

"Uma das áreas em que o Brasil tem mais interesse é na cooperação em infraestrutura, especialmente na área de portos. A Alemanha tem um dos maiores portos do mundo, em Hamburgo, e podemos ter uma cooperação na área de arrendamento de portos, exploração de terminais privados e soluções de logística", explicou o subsecretário de Políticas I do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos.

Para além dos trâmites diplomáticos, Steinmeier marcou um encontro com o novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para conhecer a nova equipe econômica "e os planos de investimento do Brasil". Com três grandes projetos de fábrica em andamento no País e outros dois em fase de planejamento, o ministro pretende também saber a real dimensão da crise econômica enfrentada pelo Brasil. "O governo alemão quer conhecer a nova equipe econômica e os planos de investimento do Brasil. É um interesse natural, eles querem estabelecer um diálogo mais direto" afirmou o embaixador.

O governo brasileiro também pretende usar a visita para cobrar uma solução dos europeus para a troca de ofertas no acordo União Europeia-Mercosul, em estado vegetativo há um ano. A troca de ofertas deveria ter ocorrido em janeiro de 2014, mas os europeus pediram adiamento. Desde julho do ano passado, o governo brasileiro afirma que o Mercosul está com sua oferta pronta, mas os europeus, com as mudanças na Comissão Europeia, esqueceram o assunto.

"A oferta do Mercosul está fechada. Nós já indicamos que estamos prontos. Deve ser sinalizado ao ministro que contamos com uma ação da Alemanha para que se finalize o processo de troca de ofertas.Depois se negocia", disse Paranhos. "Não dá é para ficarmos na situação que estamos, com a oferta pronta e a UE ainda sem manifestar sua intenção."

Steinmeier chegaria hoje a São Paulo, onde teria encontros com autoridades locais e um almoço com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A visita, no entanto, foi cancelada porque o ministro estava em Kiev, para as negociações que chegaram a um cessar-fogo entre o governo e rebeldes separatistas ucranianos. A visita se restringirá a Brasília. Steinmeier terá um encontro com a presidente às 9 horas, no Palácio do Planalto, e outro com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, às 10 horas, no Itamaraty. Depois, irá conversar com Nelson Barbosa.

TAGS