PUBLICIDADE
Notícias

Juro do crédito para o consumidor atinge 52,6% ao ano em janeiro

11:00 | 25/02/2015
A taxa média de juros no crédito livre subiu de 37,6% ao ano em dezembro para 39,4% ao ano em janeiro, segundo dados divulgados pelo Banco Central, nesta quarta-feira, 25. Para pessoa física, a taxa de juros no crédito livre passou de 50,1% em dezembro de 2014 para 52,6% em janeiro deste ano. Para pessoa jurídica, houve alta de 24,2% para 25,2% no período.

Na divulgação deste mês, o Banco Central fez alterações na nota de crédito, com destaque para a inclusão das taxas de juros de cartão de crédito, o que alterou os dados inclusive dos meses anteriores. Por enquanto, a instituição ainda não atualizou a série histórica da nota de crédito em seu site. O BC passou a regulamentar o setor de cartões em maio de 2013. O BC também passa, a partir de agora, a detalhar os saldos de crédito por atividade econômica e por regiões. Também amplia as informações sobre cheque especial e conta garantida, que passam a incorporam os excessos sobre os limites contratuais dos correntistas.

"Faz-se necessário mencionar que as revisões das estatísticas de crédito, particularmente daquelas que fazem referência a consolidação das operações, refletiram ajustes conceituais, reclassificações de operações entre modalidades e, sobretudo, a incorporação de novas informações, em especial, das taxas de juros do cartão de crédito, afetando os cálculos consolidados para as taxas de juros e os spreads", informou a instituição.

TAGS