PUBLICIDADE
Notícias

Itália assina acordo para receber informações sobre contas de italianos na Suíça

15:10 | 23/02/2015
Os governos da Itália e da Suíça assinaram nesta segunda-feira um acordo para trocar informações sobre italianos que mantém contas em bancos suíços. O convênio prevê que autoridades de Roma possam receber informações sobre a movimentação financeira de cidadãos italianos em bancos do país vizinho, que são protegidos por acordos de confidencialidade.

Para tornar-se efetivo, é preciso que os parlamentos de ambos os países ratifiquem o acordo, o que se espera que aconteça em 2017. Se aprovado, ele deve tornar muito mais difícil a evasão fiscal de cidadãos italianos.

"Este é um passo importante no relacionamento entre os dois países", afirmou o ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan. A Itália deve assinar um acordo parecido com as autoridades de Liechtenstein no próximo dia 26, acrescentou. Padoan, entretanto, se negou a dizer qual será o impacto fiscal desse programa.

A assinatura dos acordos faz parte de uma estratégia do governo em Roma para combater a sonegação. Autoridades italianas recentemente aprovaram uma lei de "divulgação voluntária" de ativos no exterior. Cidadãos que decidirem repatriar ativos não declarados da Suíça iriam pagar impostos sobre o equivalente à movimentação bancária em dez anos. Com o novo acordo, este número cai imediatamente para cinco. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS