PUBLICIDADE
Notícias

Índice Cielo de varejo sobe 2,1% acima da inflação em janeiro

13:30 | 12/02/2015
O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) subiu 2,1% em janeiro deste ano ante o mesmo mês de 2014, descontada a inflação. Em termos nominais, o indicador apresentou alta de 8,9% no primeiro mês deste ano, na mesma base de comparação.

Segundo Gabriel Mariotto, gerente de inteligência da Cielo, em janeiro é necessário considerar que ocorreu um "efeito calendário": foi registrado um sábado a mais e uma quarta-feira a menos em relação a janeiro do ano passado. Se esse fato for levado em conta, o ICVA teria no primeiro mês de 2015 apurado uma alta menor, de 1,5% em termos reais.

De acordo com Mariotto, o ICVA apontou que o varejo brasileiro começou 2015 no mesmo ritmo do fim de 2014, que, por sua vez, foi um ritmo inferior ao registrado no início do ano passado. O indicador apontou que as vendas de alimentos e remédios exibiram em janeiro estabilidade ante dezembro. Por outro lado, os setores de vestuário e eletroeletrônicos mostraram recuperação no primeiro mês do ano, o que colaborou de forma positiva para o resultado do índice.

Em termos regionais, Mariotto apontou que a região Norte apresentou uma alta real de 4,0% de vendas em janeiro ante janeiro de 2014. As regiões Nordeste e Centro-Oeste exibiram elevações próximas, de 3,4% e de 3,1%, respectivamente. Coube à região Sul um avanço deflacionado de 2,7% no primeiro mês do ano. E a região Sudeste mostrou um incremento de 1% no período.

TAGS