PUBLICIDADE
Notícias

Indicador antecedente de emprego aponta recuo de 2,4% em janeiro, diz a FGV/Ibre

08:10 | 12/02/2015
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) recuou 2,4% em janeiro ante o mês imediatamente anterior, nos dados com ajuste sazonal, para 74,2 pontos. O resultado sucede a alta de 2,0% registrada em dezembro. O resultado coloca em dúvida o movimento de recuperação esboçado em meses anteriores, sinalizando desaquecimento no mercado de trabalho no início deste ano, destacou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

"A tendência positiva observada ao longo dos últimos três meses de 2014 mostra sinais de reversão, um movimento esperado, dada a perspectiva de continuidade da fase de crescimento lento da economia e dos ajustes macroeconômicos previstos para 2015. As famílias esperam enfrentar mais dificuldades em conseguir emprego nos próximos meses e empresários projetam um cenário pior para os negócios no primeiro semestre do ano", avaliou a economista Sarah Lima, pesquisadora da FGV, em nota.

Dos sete componentes do IAEmp, os que mais contribuíram negativamente em janeiro ante dezembro foram a avaliação mais pessimista dos empresários em relação à tendência dos negócios na indústria (-9,2%) e nos serviços (-7,6%). A avaliação sobre a disponibilidade de emprego futuro dos consumidores também pesou, diante da queda de 5,8% neste quesito.

O IAEmp é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

TAGS