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Inadimplência inicia o ano com alta de 4,1%

O índice é o maior percentual para um mês de janeiro desde 2003

08:46 | 12/02/2015
O consumidor tem deixado de pagar as contas no mês de janeiro de 2015, é o que aponta o crescimento de 4,1% do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. O aumento é referência na comparação com o índice de dezembro de 2014. Essa é a maior alta mensal, para um mês de janeiro, desde 2003, quando o índice registrou aumento de 7,1%. Na relação entre o mês de janeiro de 2014, o indicador cresceu 16,7%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência em janeiro de 2015, reflete as crescentes dificuldades que o consumidor brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros. Aumentos de impostos e taxas, realinhamento de vários preços administrados (energia elétrica, transporte urbano, combustíveis), elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado e trabalho estão entre as causas que podem colaborar para a inadimplência do consumidor.

Dívidas

As dívidas não bancárias, junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, e água, foram as principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro, com variação de 10,4%. A inadimplência com os bancos cresceu 0,3%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 12,3% e 9,9%.
Redação O POVO Online
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