PUBLICIDADE
Notícias

Grécia busca apoio parlamentar para novo acordo de financiamento de dívida

16:15 | 25/02/2015
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, buscou hoje apoio parlamentar para um novo acordo de financiamento com credores. O pacto feito com os demais países da zona euro e com o Fundo Monetário Internacional (FMI) na semana passada forçou o governo grego a fazer concessões, voltando atrás em muitas das promessas de campanha eleitoral - o que tem desagradado membros do Syriza, partido de Tsipras.

Até as eleições, o Syriza pregava o fim do programa de resgate de 240 bilhões de euros e das medidas de austeridade a ele atreladas.

"Estamos prontos para fazer as mudanças necessárias nas espinhosa questões que têm persistido ao longo de décadas", disse Tsipras aos legisladores em reunião que se estendeu por mais de cinco horas. O novo acordo de financiamento, destacou, seria apenas de curto prazo, para dar mais tempo ao governo grego para negociar sua agenda de reformas.

Em meio a sinais de conflitos internos, o governo da Grécia tem sido propositadamente vago ao tratar de privatização. Enquanto muitos no governo aceitam que a venda de bens do Estado poderia trazer os investimentos necessários ao país, outros se opõem veemente à venda de ativos considerados estratégicos, como os do setor de energia."Nenhuma privatização ocorrerá no setor de energia", afirmou o ministro de Energia grego, Panagiotis Lafazanis, ao jornal Ta Nea. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS