PUBLICIDADE
Notícias

Grécia apresentará pedido de extensão do programa na 5ª feira, diz porta-voz

13:10 | 18/02/2015
A Grécia vai submeter a credores europeus um pedido para a extensão de seu programa de ajuda nesta quinta-feira, disse o porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellarides, ao The Wall Street Journal.

"Estamos nos preparando para apresentar o pedido amanhã de manhã", afirmou Sakellarides. Mais cedo, houve especulação de que a proposta poderia ser feita ainda hoje.

Segundo autoridades gregas, o governo de Alexis Tsipras, que tomou posse no mês passado, ainda está elaborando os detalhes da proposta, que deverá solicitar uma extensão de quatro a seis meses do programa atual.

Nas últimas negociações com parceiros europeus, Tsipras rejeitou a extensão do programa - que totaliza 240 bilhões de euros (US$ 273 bilhões) e vence no final deste mês - e as medidas de austeridade embutidas no acordo.

No entanto, diante da possibilidade de a Grécia enfrentar dificuldades financeiras nas próximas semanas e após difíceis negociações recentes com credores, Atenas sinalizou ontem à noite que buscaria uma extensão do programa.

Segundo uma autoridade europeia, o Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro, pretende retomar as negociações sobre a Grécia na sexta-feira desde que Atenas submeta um pedido confiável de extensão do programa. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS